Todos nós queremos diminuir custos e melhorar o desempenho de nossas ações, mas como realizamos isso? Hoje temos 5 dicas para você economizar e otimizar a folha salarial dos colaboradores da sua empresa. Vamos a leitura!
Para evitar que parte do capital investido pelos sócios de empresas de capital limitado (LTDA.) seja consumida por eventos imprevistos, como desastres naturais ou greves, é utilizada uma reserva contingencial que cobre possíveis prejuízos, também como uma ação judicial trabalhista ou criar liberdade para demitir funcionários que estejam com um desempenho muito abaixo do esperado.
Ao longo do ano há o período de dissídio, promoções, novas contratações e dispensas em sua empresa. Para auxiliar a atualização das despesas com folha de pagamentos, algumas empresas utilizam uma estrutura de cargos e salários que definem faixas salariais, possuindo uma base de cálculo comum aos diversos funcionários. Isto também ajuda no controle sobre mudanças e atualizações no valor total da folha de pagamento.
Hora extra, adicional noturno, de insalubridade ou de periculosidade ou, ainda, contribuições para outras entidades como o SENAI/SESI, SEBRAE, SENAC/SESC ou INCRA são algumas situações em que a sua empresa precisará prever adicionais, além dos gastos com impostos, como o FGTS e INSS, benefícios obrigatórios, provisão de 13º e férias e salário base. É importante, então, que você procure mapear todos os tipos de adicionais fixos ou variáveis e mantenha seu cálculo sempre atrelado à folha de pagamentos.
Para diminuição do pagamento das horas extras que reduz o custo com a folha de pagamento dos funcionários a solução é a implantação do banco de horas, pois implica em menos taxas e custos adicionais. Com esse tipo de estratégia, além da empresa reduzir significativamente os seus custos, o colaborador poderá acumular horas para tirar dias de folga quando desejar ou quando for preciso.
Apesar de ser uma atividade fundamental para evitar multas e complicações legais, administrar a folha de pagamentos não é a única solução para diminuir os gastos da sua empresa. Por isso, procure uma empresa de Contabilidade especializada e terceirize esse serviço. Além de evitar que você se esqueça de alguma obrigação legal, a terceirização dessa tarefa burocrática dará mais tempo para que as pessoas diretamente ligadas com a sua empresa dediquem seu tempo, energia e criatividade para inovar e surpreender clientes, funcionários e parceiros com uma proposta diferenciada no mercado.