Podemos dizer que a história da contabilidade no Brasil surgiu das atividades coloniais e com isso, surgiram as atividades econômicas e gastos públicos.
No entanto, a maioria das pessoas não sabem como exatamente isso aconteceu e neste artigo iremos falar mais sobre o assunto. #BoraPraLeitura
Os passos iniciais da contabilidade no país surgiram através das:
Apenas no ano de 1770 que foi criada a primeira regulamentação dessa profissão no país, expedida diretamente do rei de Portugal – Dom José na época.
Desse modo, para quem trabalhava na área era obrigatório um registro de matrícula. Na época, o profissional de contabilidade no Brasil se chamava “guarda-livros”.
Em 1870 a contabilidade foi considerada a primeira ocupação liberal regulamentada, tendo uma ação mais fiscal do que econômica.
Além disso, as atuações eram ligadas ao Erário Régio, ao Tesouro Nacional e Público e ao Banco do Brasil. Na época, foram criadas as:
Com o passar dos anos, passou a ser exigido um curso de comércio para os profissionais serem contratados, sendo preciso ainda dominar:
Após mais um tempo, a nova exigência era os conhecimentos datilográficos. Já em 1915, o desenvolvimento chega com a fundação do Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais.
No ano de 1924 ocorreu o 1° Congresso Brasileiro de Contabilidade que visava a criação de novas regulamentações e a reforma no ensino comercial.
Por fim, o Conselho Federal de Contabilidade ou CFC é criado e teve como duas de suas primeiras medidas:
Em seguida, é aprovada a Resolução nº1/46 que cria as primeiras regras da classe. Atualmente os Conselhos Regionais possuem:
Após todas essas informações, deu para você ter uma ideia a contabilidade importa para qualquer tipo de negócio ou mercado. Quer saber mais sobre nós e como podemos ajudar seu negócio contabilmente falando?
Clique aqui e solicite uma análise sem compromisso!