Existem diversas contribuições devidas pelo empreendedor brasileiro. O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) é uma delas, sendo um tributo federal que incide sobre empresas legalizadas e operantes com CNPJ.
Como empreendedor, ainda que não seja um especialista em contabilidade, é útil que você entenda o mínimo exigido sobre questões legais, e é nessa lógica que compreender o IRPJ e o seu funcionamento pode fazer a diferença no seu negócio.
Sendo assim, para que você tenha como cuidar melhor da sua empresa, é preciso conhecer mais sobre esse imposto. Por isso, não perca mais tempo. Acompanhe o texto!
O fator determinante para saber se é preciso ou não entregar o imposto de renda de uma organização é o seu modelo de constituição jurídica.
A declaração deve ser apresentada por todas as pessoas jurídicas, sejam elas equiparadas de forma centralizada pela matriz, empresas extintas, cindidas parcialmente, cindidas totalmente ou companhias fusionadas/incorporadas.
As empresas enquadradas no regime Simples Nacional, são asseguradas na forma simplificada das obrigações tributárias, sendo necessário fazer a declaração de imposto de renda separadamente. A forma simplificada se chama “DEFIS” (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) e é feito sempre até 31/03.
Quer saber mais sobre nós e como podemos ajudar seu negócio contabilmente falando?
Clique aqui e solicite uma análise sem compromisso!